segunda-feira, 6 de agosto de 2007

27 de Julho de 2007 - Lançamento do novo CD




“Como presidente da mesa da assembleia-geral da Banda Marcial de Fermentelos, também conhecida por Rambóia ou Banda Velha, e em representação dos associados, quero manifestar a grande satisfação que todos temos pelo nosso maestro Prof. Luís Cardoso, fruto desta casa, ter lançado mais esta obra e, por outro lado, também por ela ter sido executada pela nossa banda”, começou por referir o presidente da assembleia-geral da Marcial, Adolfo Roque, que sublinhou ainda o facto de “o nível da editora, que está entre as maiores e as melhores do mundo, já por si atesta a qualidade e credibilidade desta obra, de que todos, muito justamente, nos devemos orgulhar”. “Efectivamente, embora a nossa banda seja conhecida como Banda Velha, a sua velhice não significa nem marasmo nem rotina, mas antes experiência, alicerce de cada vez mais e melhores êxitos”, afirmou ainda o presidente da assembleia geral da banda, elogiando depois o maestro Luís Cardoso: “é sem dúvida um dos nossos mais altos valores, a que a nossa banda deu berço e amparou no crescimento, pelo que todos nós associados, corpos sociais, executantes e, de uma forma cada vez mais alargada, aguedenses e portugueses – porque já é um homem global – sentimos orgulho na sua obra”. O lançamento do CD contou com a presença de Pedro Pita – delegado regional da Cultura do Centro que, na oportunidade, falou da evolução musical das bandas e elogiou a Banda Marcial e o maestro Luís Cardoso. “A qualificação da oferta das bandas é fundamental”, referiu Pedro Pita. Coube a André Granjo, maestro e investigador, fazer a apresentação do CD. “Uma das coisas que gosto no Luís é a sua capacidade para transformar as coisas simples em obras de arte”, disse. “Ouçam a música do Luís Cardoso porque faz bem à saúde”, foi o apelo deixado por André Granjo.

“Faz parte de uma estirpe de artistas raros”

Amílcar Morais, maestro e compositor, enalteceu também a figura de Luís Cardoso: “faz parte de uma estirpe de artistas raros”. “Deve ser exaltado pelo facto de por o seu talento ao serviço do concelho e do país”, acrescentou Amílcar Morais. Erik Janssen, responsável editorial da Molenaar, a editora holandesa responsável pelo lançamento do CD, confessou, na oportunidade, que não conhecia nada do trabalho das bandas portuguesas, até que um dia numa pilha de CD´s foi surpreendido por um trabalho de Carlos Martins Marques, tendo sido esse o primeiro trabalho editado pela Molenaar de uma banda portuguesa. A vereadora da educação, Elsa Corga, em representação da Câmara Municipal de Águeda, fez questão de endereçar os parabéns a Luís Cardoso e à Banda Marcial pelo CD, afirmando constituir “sem dúvida um motivo de grande orgulho para todo o concelho”.
in Região de Águeda

fotos, de cima para baixo: Prof. Doutor António Pedro Pita - Delegado Regional da Cultura do Centro; Dr. André Granjo - Maestro e Investigador; Capitão Amílcar Morais - Compositor e Maestro; Mr. Erik Janssen - Director Artístico da Molenaar Editions BV (Holanda); Dr.a Elsa Corga - Vereadora do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Águeda; Comendador Adolfo Roque - Presidente da Assembleia Geral da Banda Marcial de Fermentelos; Capa do CD


Obras publicadas: Mandrágora, La Fiesta, Annus Primus, Romanesco, Suite Rapsódica n.º 1, Paso Quebrado, Scherzo para Banda, Triumphus e Gaudium.

Sem comentários: