sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

12/13 de Janeiro de 2008 - Ponte de Lima e Leiria

A Marcial prossegue ciclo de concertos em auditórios.

A Banda Marcial de Fermentelos prosseguiu no passado fim-de-semana aquilo a que já chama "época de Inverno", que consiste na preparação e apresentação de reportório ajustado à dimensão e público dos recintos fechados - grandes auditórios e teatros. Apresentou-se, sob a direcção do Maestro Carlos Marques, na sexta-feira às 16h00 no Teatro Diogo Bernardes em Ponte de Lima, uma sala do séc. XIX com reconstrução recente, e no sábado às 17h00 em Leiria, no Teatro José Lúcio da Silva, também reformulado no passado ano de 2007.

O programa, idêntico em ambos os concertos, estabelece uma ponte entre o repertório que por tradição está associado ao movimento filarmónico e um repertório inovador e contemporâneo. Por um lado não defrauda as espectativas do público que há anos segue e apoia o movimento filarmónico, por outro converge para um novo público, atraindo cada vez mais pessoas, pela inovação e acima de tudo pela qualidade apresentada:

Abertura para uma nova Raínha – Jorge Salgueiro; Il Barbieri di Siviglia – Gloacchino Rossini; Of Sailors and whales – W. Francis Mcbeth (Narrador – Zé Geraldo); Mandrágora – Luis Cardoso; Una noche en Granada – Emilio Cebriá Ruiz; extra-programa em Ponte de Lima: Ulisses – Luís Cardoso; extra-programa em Leiria: Marcha Radetsky – Johann Strauss



Em Ponte de Lima,antes do espectáculo, foram trocadas lembranças entre o Dr. Jorge Mendonça, Presidente da Direcção da Banda Marcial de Fermentelos, que numa curta intervenção, e depois de agradecer o convite da autarquia local, registou o facto de ser em Ponte de Lima «que a Banda Marcial de Fermentelos dá início ao ciclo de espectáculos a realizar durante o ano da comemoração do 140º Aniversário da colectividade», e o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Dr. Franklim Sousa, que referiu «o prazer que sentia por ser a Banda Marcial de Fermentelos, uma das bandas mais consideradas e respeitadas pelas gentes do Minho, a primeira filarmónica a participar nos “Concertos de Inverno”, um evento que a Câmara Municipal de Ponte de Lima iniciou este ano», congratulando-se ainda com o facto de a Banda Marcial de Fermentelos, «do concelho de Águeda, um concelho geminado com Ponte de Lima, regressar já em Setembro próximo, por altura das Festas das Feiras Novas».



Em Leiria,antes do final do espectáculo, e para breves intervenções e troca de lembranças, subiram ao palco a Drª Lígia Negrão, representante do Director Regional da Cultura do Centro, o Dr. Jorge Mendonça, Presidente da Direcção da Banda Marcial de Fermentelos e o Dr. José Pires, Director do Teatro José Lúcio da Silva, tendo sido destacado o empenho da Direcção Regional da Cultura do Centro em proporcionar às bandas filarmónicas a participação em concertos em salas fechadas (Drª Lígia Negrão), e bem assim realçada a adesão do público a estes espectáculos, demonstrativa do agrado das prestações das bandas filarmónicas (Drª Jorge Mendonça e Dr. José Pires). O espectáculo terminou com uma evidente manifestação de agrado por parte do público que praticamente enchia a plateia do Teatro José Lúcio da Silva, que compassadamente, aplaudiu a Banda Marcial de Fermentelos durante a execução da Marcha Radetsky.

Através destas actuações cada vez mais a Banda Marcial se afirma como pioneira, já que outras filarmónicas vão seguindo os mesmos passos, na abordagem de novos palcos, tendo já pisado vários dos melhores espaços culturais de muitas cidades.

Sem comentários: