domingo, 8 de junho de 2008

4 de Maio de 2008 - Festival de Bandas - Boqueixón - Espanha



BANDA MARCIAL EM ESPANHA

A Banda Marcial de Fermentelos participou no XV Certame de Bandas de Música de Boqueixón (Galiza), prestigiando, mais uma vez, a vila de Fermentelos e o concelho de Águeda.

O certame decorreu em Ledesma, a cerca de 15 Km de Santiago de Compostela, e como referiu Adolfo Vásques, alcaide do concelho de Boqueixón, “trata-se de um acontecimento que, realizado no primeiro domingo de Maio de cada ano, constitui para os melómanos uma oportunidade única para ouvirem com deleite as actuações dos bandas convidadas, e cuja actuação nesse local apenas é possível com a realização deste evento” .

INTERNACIONAL : Participaram seis bandas espanholas: Banda de Guerra da BRILAT-Brigada de Infantaria Ligeira Aerotransportável da Galiza, União Musical de Valladares, Banda de Música de Zamora, União Musical Ponteledesma, Banda Juvenil de Barro, e Banda do Terço Norte de Ferrol. E duas portuguesas: Musical de Monção e Marcial de Fermentelos.

Seguindo a tradição, apenas uma das bandas presentes repete a actuação, cabendo às demais uma apresentação de cerca de meia hora em palco, antecedida de uma entrada, cabendo este ano à Marcial o privilégio de se apresentar em dois concertos. No concerto da manhã, foram executadas pela Marcial as obras “Vila Franca” (pasodoble de Jorge Salgueiro), “Abertura Festiva” (abertura de Dimitri Shostakovich), “Canções da Tradição” (rapsódia de Luís Cardoso), culminando ao compasso das palmas do público que enchia o recinto com “The Stars and Stripes Forever” (marcha de John Philip de Sousa). No concerto da tarde, o repertório apresentado foi “Pela Lei e Pela Grei” (marcha militar de Raul Cardoso), “ La Boda de Luís Alonso” (intermezzo de zarzuela de Gerónimo Giménez), terminando de forma apoteótica com a selecção ligeira de Luís Cardoso “Disco Selection“.

QUALIDADE : A Marcial deixou a sua marca de qualidade aos milhares de pessoas que assistiram ao certame, não descurando a inclusão de música de autores portugueses e espanhóis, entre géneros que vão do erudito ao popular. Depois a entrada que antecedeu o início do concerto da tarde, realizou-se uma cerimónia protocolar, com a comitiva fermentelense composta pelo Presidente da Direcção da Marcial (Jorge Mendonça), pelo Secretário da Junta de Freguesia de Fermentelos (Carlos Nolasco) e pela Secretária da Mesa da Assembleia de Freguesia (Rosa Maria Moreto, em representação da Câmara Municipal de Águeda), a entregar lembranças às entidades organizadoras (Associação dos Amigos do Certame de Bandas de Ledesma e Município de Boqueixón) e ao principal mentor do evento, Peixeiro de Cirela.

2009 : Carlos Nolasco distinguiu a deferência do convite feito pelo alcaide de Boqueixón, a quem também deixou uma lembrança, e na sua curta intervenção, Jorge Mendonça agredeceu a honra do convite e a amabilidade do acolhimento, aceitando desde logo o repto lançado por Peixeiro de Cirela na sua breve alocução, relativo à presença da Marcial no certame a realizar no próximo ano.

“Soberania do Povo” – 2008-05-08

Sem comentários: