sábado, 10 de fevereiro de 2007

Introdução

A BANDA MARCIAL DE FERMENTELOS, Banda Velha ou Rambóia, foi fundada em 1868, mantendo actividade ininterrupta até à actualidade.
Com sede na freguesia de Fermentelos, Concelho de Águeda, faz em média três dezenas de actuações por ano, divididas entre festas populares de cariz religioso e concertos temáticos em recinto fechado.
O seu repertório espelha a extrema versatilidade do agrupamento e assenta em marchas de desfile, marchas de concerto, transcrições de repertório sinfónico do séc. XIX e XX, obras solísticas, música popular ou ligeira, música tradicional, bandas sonoras de filmes e música contemporânea. Actualmente segue uma estratégia de valorização de repertório de autores portugueses, muitas vezes composto ou adaptado propositadamente para esta banda.
Gravou já 3 registos discográficos, intitulados "Banda Velha" (1999 - direcção de João Dias), "Rambóia" (2001 – direcção de Luís Cardoso) e "Marcial de Fermentelos" (2005 - idem). Encontra-se em fase de masterização mais um registo, só com obras originais do actual maestro dirigidas pelo próprio.
Efectuou digressões a Espanha e França onde recolheu as melhores impressões do público. Participou no I Concurso Ateneu Artístico Vilafranquense (2006), onde, entre 36 bandas participantes, arrecadou o 3º lugar, justificando a opinião generalizada entre o público de ser uma das melhores bandas no panorama nacional.
Para isto contribui o interesse e a qualidade das camadas jovens que compõem esta banda, que partindo da sua escola de música procuraram outra formação em Conservatórios, Escolas Profissionais e Universidades nacionais e estrangeiras, tendo daí surgido dezenas de músicos profissionais, que hoje servem escolas de música por todo o país como docentes; Orquestras Sinfónicas, Bandas Militares, sendo rara a que não incorpora elementos da nossa banda; e toda uma vasta gama de agrupamentos musicais de elevado nível com os quais colaboram.
Possui ainda uma Orquestra Ligeira, a OLBAMA, com formação de Big Band, que executa repertório de carácter ligeiro e jazz.
Actualmente a Banda apresenta-se com 60 a 70 executantes, com uma baixa média etária, na sua maioria formados nas suas escolas, sendo seu Director Artístico, o Maestro Luís Cardoso.