sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

Retirado da Câmara Municipal de Santa Comba Dão

Outubro 2006
Aplausos e entusiasmo quando a música subiu ao palco.
Na noite de 21 de Outubro a música tomou conta do palco da Casa da Cultura e começou da melhor forma o ciclo de espectáculos que virão até à nossa cidade no âmbito do projecto “Bandas em Concerto”, da responsabilidade do Ministério da Cultura.
Coube à Banda Marcial de Fermentelos a responsabilidade de inaugurar este projecto na nossa cidade e fizeram-no de uma forma brilhante, ou não fosse esta banda considerada uma das melhores entre as melhores, como comprova a sua história que remonta a 1868.
A Banda Marcial de Fermentelos oferece uma vasta gama de repertório, desde o mais tradicional, incluindo marchas, rapsódias e transcrições de orquestra, até obras contemporâneas para banda, algumas das quais exclusivamente compostas para a instituição. As suas prestações fazem-se quer em Portugal, quer no estrangeiro, como Espanha ou França, sempre com sucesso e muitos aplausos, nomeadamente no Parlamento Europeu, em Estrasburgo em Maio de 2000.
Na noite em que actuaram para largas dezenas de espectadores, o palco da Casa da Cultura encheu-se da magia sublime que só a música oferece, e como recompensa da brilhante actuação o público não conteve as palmas em cada uma das músicas entoadas pelo harmonioso conjunto dos diversos instrumentos.
No final do concerto ficou a vontade de assistir a mais espectáculos... Cumprir-se-á essa vontade já no mês de Novembro, porque afinal Santa Comba Dão e as suas gentes merecem momentos de arte e magia como a música oferece.